segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Ser-Pessoa

[ Esses dias tenho pensado muito no quão complexo o ser humano é.
  Em suas escolhas, dúvidas e incertezas constantes.
  As suas várias formas de simplesmente Ser.
  E de não Ser.
  Aqueles que parecem ser e não são.
  Aqueles que são e não parecem ser.
  O que tem de tão complicado em Ser o que se é?
  O que se é de verdade!
  Sem fingimentos.
  Agir da forma que quiser.
  Dizer o que quiser dizer.
  Quanta censura!
  Quanto rótulo!
  Quanta falta de respeito!
  As pessoas teimam em dar a bofetada, e depois dar o afago.
  Me dê a bofetada, mas depois me dê as costas e vá embora.
  Não quero afago.
  Com esse afago vem a esperança.
  A esperança do "Poder Ser!".
  Com esse "Poder Ser" vem a expectativa.
  Expectativa essa muitas vezes retirada de você como o doce de uma criança.
  Essa é a parte chata da história.
  Não suporto isso!
  Santa indecisão.
  Se não quer, não faça rodeios.
  Não queira, é tão simples isso.
  O QUE TEM DE COMPLICADO?
  É o chegar na cara, ficar frente a frente e dizer.
  Você tem todo o direito de não querer.
  Todos nós temos!
  Então diga.
  Às vezes nos magoamos, nos chateamos com coisas tolas, pelo fato de não expor aquilo que sentimos.
  Pelo simples medo de magoar, acabamos magoando.
  E as coisas muitas vezes ao invés de melhorar, tornam-se cada vez piores.
  Insustentáveis, talvez.
  Chamo-me de Idiota por crer naquilo que as pessoas possam Ser.
  Crer naquilo de bom que elas tem a me oferecer.
  Mas, infelizmente, muitas vezes deparo-me com situações dolorosas de se ver.
  De se sentir.
  E acabo por me decepcionar.
  Não sei fingir.
  Poderia ter aulas para isso.
  O "Não-Sentir" aquilo que se sente.
  Mas essa definitivamente não seria Eu.
  E isso eu não abro mão.
  Não quero ser aquilo que não sou.
  Mas vou tentar não me chocar tanto com as coisas cometidas pelos outros.
  Sei que posso esperar de tudo.
  Estejam elas Certas ou Erradas
  Afinal, são Pessoas. ]

Um comentário:

  1. Sofrimento, situações dolorosas e desilusão sempre vi fazer parte da sua vida e de todos nos! Mas mesmo com tudo isso, nao podemos perde a fé nas pessoas. Conviver com elas é complicado, mas se fosse fácil, sera que a vida iria mesmo valer apena?

    ResponderExcluir